O Que Torna Uma Pessoa Impura?

boca_ririO Que Torna Uma Pessoa Impura?

No entanto, tudo o que sai da boca vem do coração, e essas coisas tornam o homem impuro.

   

     Está chegando a Páscoa de 32 EC, e Jesus está ocupado ensinando na Galileia.

    É provável que ele viaje a Jerusalém para a Páscoa, conforme a Lei de Deus exige. Mas Jesus sai da região discretamente, pois os judeus querem matá-lo. (João 7:1)  Depois disso, volta para a Galileia.

    Talvez Jesus esteja em Cafarnaum quando os fariseus e os escribas vêm de Jerusalém até ele. Por que fazem essa viagem? Eles procuram motivos para acusar Jesus de desrespeitar seus costumes religiosos. Então perguntam: “Por que os seus discípulos transgridem a tradição dos homens dos tempos antigos? Por exemplo, não lavam as mãos quando vão tomar uma refeição.” (Mateus 15:2) Deus nunca ordenou que seu povo seguisse o ritual de “lavar as mãos até os cotovelos”. (Marcos 7:3) Mas os fariseus acham que deixar de fazer isso é uma grave ofensa.

    Em vez de dar uma resposta direta à acusação deles, Jesus demonstra que eles violam a Lei de Deus intencionalmente. Ele lhes diz: “Por que vocês transgridem o mandamento de Deus por causa da sua tradição? Por exemplo, Deus disse: ‘Honre seu pai e sua mãe’ e ‘Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe seja morto’. Mas vocês dizem: ‘Quem disser ao seu pai ou à sua mãe: “Tudo o que eu tenho que poderia beneficiá-lo é uma dádiva dedicada a Deus, esse de modo algum precisa honrar seu pai.”  Mateus 15:3-6; Êxodo 20:12; 21:17.

    Os fariseus afirmam que dinheiro, bens ou qualquer coisa dedicada a Deus pertence ao templo e não pode ser usada para outros objetivos.
Mas a pessoa ainda possui o que foi dedicado. Por exemplo, um filho pode dizer que seu dinheiro ou seus bens são “corbã”, uma dádiva dedicada a Deus ou ao templo, como se o templo tivesse mais direito à dádiva do que seus pais. O dinheiro ou os bens ainda podem ser usados pelo filho, mas ele diz que não pode usá-los para ajudar seus pais idosos, que passam por dificuldades. Assim, ele foge da sua responsabilidade. — Marcos 7:11.

Jesus tem razão ao de estar indignado, pois distorcem a Lei de Deus. Ele diz: “Vocês invalidaram a palavra de Deus por causa da sua tradição. Hipócritas! Isaías profetizou apropriadamente a respeito de vocês, quando disse: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está muito longe de mim.

É em vão que continuam a me adorar, pois ensinam as regras de homens como doutrinas.’ ” Com essas palavras, Jesus faz uma dura crítica contra os fariseus, e eles ficam sem resposta. Então ele pede que a multidão se aproxime e diz: “Escutem e compreendam o sentido disto: Não é o que entra pela boca do homem que o torna impuro, mas é o que sai da boca que o torna impuro.”— Mateus 15:6-11; Isaías 29:13.

Depois, quando estão em uma casa, os discípulos perguntam a Jesus: “Sabe que os fariseus tropeçaram ao ouvir o que o senhor disse?” Ele responde: “Toda planta que o meu Pai celestial não tiver plantado será arrancada. Não se preocupem com eles. Guias cegos é o que eles são.

E, se um cego guiar outro cego, ambos cairão num buraco.” — Mateus 15:12-14.

Jesus parece ficar surpreso quando Pedro, falando em nome dos discípulos, pede que ele explique o que torna um homem impuro. Jesus diz: “Não percebem que tudo o que entra pela boca passa pelo estômago e é expelido para o esgoto? No entanto, tudo o que sai da boca vem do coração, e essas coisas tornam o homem impuro. Por exemplo, do coração vêem raciocínios maus, assassinatos, adultérios, imoralidade, sexual, roubos, falsos testemunhos, blasfêmias. Essas são as coisas que tornam o homem impuro; mas tomar uma refeição ao sem lavar as mãos não torna o homem impuro.” — Mateus 15:17-20.

Jesus não está dizendo que uma pessoa não precisa ter bons hábitos de higiene nem lavar as mãos antes de preparar uma refeição ou comer.

Em vez disso, está condenando a hipocrisia dos líderes religiosos que deixam de lado as justas leis de Deus ao seguir tradições de homens. São as más ações que vêm do coração que tornam o homem impuro.